Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO RICARDO REZENDE DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO RICARDO REZENDE DA COSTA
DATA : 13/08/2024
LOCAL: remoto

Análise da relevância das forças armadas para a segurança nacional de um país a partir da distribuição do orçamento público: um estudo baseado no comportamento dos gastos com defesa nacional do Brasil, Chile e Venezuela no período entre 2019 e 2023

Defesa Nacional, Teoria da Escolha pública, efetivo militar ativo.

Este trabalho visa compreender a relevância do orçamento destinada à defesa nacional mediante análise da alocação dos recursos orçamentários da União, bem como a destinação contábil orçamentária da defesa nacional. O trabalho procura avaliar quanto e que forma os recursos orçamentários da defesa foram destinados a investimento e faz um comparativo entre Brasil, Chile e Venezuela, escolhidos por motivos plenamente explicativos, visto que o Brasil ocupa uma área territorial vasta no América do Sul em detrimento à área ocupada pelo Chile e, no caso da Venezuela, a instabilidade política enseja um olhar mais detalhado. Pretende-se utilizar uma pesquisa quali-quanti com uso de estatística descritiva, inferência estatística que estejam inseridos no contexto das teorias propostas para respaldar a análise, dentre as quais a teoria da escolha pública e a teoria da agência.

Presidente - 3301230 - MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
Interno - 1666902 - LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
Externo à Instituição - EDUARDO XAVIER FERREIRA GLASER MIGON
Notícia cadastrada em: 05/08/2024 14:12