Desenvolvimento de novas fases liotrópicas utilizando nanolâminas de grafite/óxido de grafite e compostos derivados de cromoglicato dissódico (DSCG) como possíveis meios de alinhamento em Ressonância Magnética Nuclear.
Cristais Líquidos. Grafeno. DSCG. Meios de Alinhamento. RMN.
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de novas fases liotrópicas utilizando nanolâminas de grafite/óxido de grafite e derivados funcionalizados de cromoglicato dissódico (DSCG), visando sua aplicação como meios orientadores em ressonância magnética nuclear (RMN). As nanolâminas de grafite foram obtidas por esfoliação química em meio aquoso assistida por ultrassom, caracterizadas quanto à morfologia, dispersão e propriedades ópticas. Paralelamente, compostos derivados do DSCG foram sintetizados a partir da funcionalização com aminoácidos quirais e caracterizados por espectroscopias de RMN (1D e 2D), IV e massas.
Os estudos de dispersão e análise por POM indicaram que os materiais grafíticos não apresentaram formação de fases anisotrópicas evidentes. Em contrapartida, os derivados do DSCG revelaram apresença de estruturas ordenadas com sinais de alinhamento molecular, especialmente sob determinadas faixas de temperatura e concentração. Ensaios de RMN de 2H confirmaram o desenvolvimento de anisotropia em solução, evidenciando a viabilidade desses compostos como novos meios de alinhamento fraco.
Os resultados apontam para o potencial dos derivados cromônicos funcionalizados como possíveis meios orientadores em RMN e sugerem novas direções para o desenvolvimento de materiais híbridos e sistemas anisotrópicos personalizados para estudos estruturais por RMN.