PPGCI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE CIENCIA DA INFORMACAO - CAC Téléphone/Extension: (81) 9973-0350

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA SARA PEREIRA DE MELO SOBRAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA SARA PEREIRA DE MELO SOBRAL
DATA : 28/08/2025
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO:

A DINAMICA DA PRODUCAO CIENTIFICA SOBRE DEFICIENCIA E PESSOA COM DEFICIENCIA NA CIENCIA DA INFORMACAO NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Deficiência; Pessoa com Deficiência; Produção Científica; Análise de domínio; Ciência da Informação.

 


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Trata-se da pesquisa sobre a dinâmica da produção científica sobre deficiência e pessoa com deficiência no campo da Ciência da Informação no Brasil, considerando contexto sociocultural, marcado por desafios na representação e no acesso à informação por parte de grupos historicamente excluídos. O objetivo investigar a
dinâmica da produção científica sobre as temáticas “deficiência” e “pessoa com deficiência” na Ciência da Informação no Brasil. Para isso, busca-se mapear a produção científica sobre deficiência e pessoa com deficiência na Brapci, identificar quais tipos de deficiências são debatidos nos materiais encontrados, identificar outras áreas do conhecimento que dialogam com a Ciência da Informação a partir das temáticas e analisar a terminologia utilizada na produção científica do período. Parte-se da hipótese de que essa produção apresenta evolução não linear, com lacunas temporais, persistência de termos obsoletos e capacitistas, além da baixa representatividade das deficiências invisíveis ou psicossociais. A metodologia baseia-se na Análise de Domínio, articulando as abordagens histórica, epistemológica, terminológica e bibliométrica, complementadas pelas dimensões política e ética. A técnica principal é a análise de conteúdo, apoiada pela análise bibliométrica. A estratégia de busca na Brapci resultou em 1.219 documentos, dos quais 468 artigos foram considerados pertinentes após a aplicação de critérios de exclusão e tratamento de duplicidades e falhas de acesso. Os resultados preliminares apontam a predominância de estudos sobre deficiências visual, auditiva, intelectual e física, com forte inclinação epistemológica para abordagens pragmatistas e críticas. Observa-se também o uso persistente de termos como “deficientes visuais” e “portadores de deficiência/necessidades especiais”. A área da Educação destaca-se como principal interlocutora da Ciência da Informação e as contribuições mais recorrentes concentram-se em Acesso à Informação, Organização do Conhecimento, Tecnologia Assistiva e Políticas de Informação. O processo de categorização será otimizado com uso de inteligência artificial (Gemini), validado pela pesquisadora. O estudo contribuirá para uma compreensão mais aprofundada sobre a construção do conhecimento referente à deficiência na Ciência da Informação, evidenciando padrões de indexação, recuperação e diálogo interdisciplinar, e promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673028 - MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
Interno - 1155390 - IGOR SOARES AMORIM
Externa ao Programa - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE - UFPEExterna à Instituição - PAULA CARINA DE ARAÚJO - UFPR
Externa à Instituição - JULIANA LAZZAROTTO FREITAS
Notícia cadastrada em: 18/08/2025 15:29
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