Utilizacao da Ciencia de Dados como metodo analitico para a Gestao da Informacao em Saude.
Ciência de Dados; Saúde Pública; Análise de Dados em Saúde;
Esta dissertação apresenta uma análise de dados coletados em uma escola pública do sertão pernambucano com o objetivo de compreender os impactos da pandemia da COVID-19 em estudantes do ensino médio no Sertão Pernambucano. Trata-se de um estudo de caso, de natureza aplicada, com abordagem qualiquantitativa, realizado na Escola Modelo 1 (EM1), em 2022, como resposta a uma demanda da gestão escolar diante do aumento de sintomas de ansiedade, depressão e sofrimento psíquico no período pós- pandemia. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário estruturado, elaborado com base em instrumentos da OMS e OPAS, contendo questões sociodemográficas, vivências durante a pandemia e experiências emocionais, avaliadas em escala Likert de 4 e 5 pontos. Após o tratamento dos dados, foram realizadas análises descritivas e estatísticas não paramétricas (testes de Kruskal-Wallis e Dunn) para identificar relações entre idade, sexo biológico, raça e série escolar, buscando compreender padrões de vulnerabilidade psicossocial. Os resultados evidenciam predominância feminina entre os respondentes, maior autodeclaração parda e impactos significativos da pandemia, principalmente em estudantes de 16 e 17 anos, com nuances
entre grupos raciais. Conclui-se que a pandemia acentuou desigualdades já existentes no ambiente escolar, evidenciando a necessidade de políticas públicas interseccionais de saúde e educação para contextos vulnerabilizados. Este estudo reflete sobre a importância da ciência de dados aplicada à saúde pública escolar como ferramenta para subsidiar estratégias de ação e melhoria de políticas públicas baseadas em dados, para aplicação no contexto escolar.