Organizacao do conhecimento sobre genero e interseccionalidade na producao bibliografica brasileira
Estudos de gênero; Interseccionalidade; Organização do Conhecimento; Representação do Conhecimento; Representação da Informação.
A incorporação das perspectivas de gênero e interseccionalidade nas teorias da Organização do Conhecimento (OC) é fundamental para assegurar a ética nos processos, instrumentos e produtos da representação da informação e do conhecimento. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar de que forma as abordagens teórico-conceituais presentes em dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), no Brasil, articulam a organização do conhecimento às questões de gênero e interseccionalidade. Especificamente, busca-se: a) mapear as dissertações e teses dos PPGCIs brasileiros que tratam de Organização do Conhecimento, gênero e interseccionalidade; b) identificar os principais(as) teóricos(as) utilizados(as) para discutir os conceitos de gênero e interseccionalidade; c) categorizar as articulações entre Organização do Conhecimento, gênero e interseccionalidade; e d) descrever as convergências, divergências e variações na compreensão desses conceitos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza documental e bibliográfica, com caráter exploratório, realizada inicialmente na Plataforma Sucupira e nos Repositórios Institucionais das instituições às quais os PPGCIs estão vinculados. O corpus da pesquisa é composto por todas dissertações e teses recuperadas. Para a coleta de dados, será utilizada a técnica da etnografia documental. A Análise de Domínio será aplicada com o objetivo de compreender como o campo da OC estrutura, representa e legitima os saberes sobre gênero e interseccionalidade ao longo do tempo.