PPGCI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE CIENCIA DA INFORMACAO - CAC Téléphone/Extension: (81) 9973-0350

Banca de DEFESA: KAROLINE MARIA FERNANDES DA COSTA E SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAROLINE MARIA FERNANDES DA COSTA E SILVA
DATA : 30/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO:

JOGO MEIAS#VERDADES: A contribuição da Teoria da Inoculação Psicológica na prevenção da desinformação on-line e normalização da extrema direita na política brasileira


PALAVRAS-CHAVES:

Desinformação ON-LINE; Teoria da inoculação psicológica; Método prebunking; Serious Games; Jogo Meias#Verdades


PÁGINAS: 223
RESUMO:

A desinformação ameaça democracias no mundo inteiro. Em busca de enfrentamento ao problema, estudos contemporâneos têm destacado as aplicações da Teoria da Inoculação Psicológica como recurso de combate aos efeitos da desordem informacional, sobretudo nas redes sociais. Esse estudo investiga a eficácia de intervenções preventivas de inoculação, com base no método prebunking e na linguagem dos jogos sérios, em conferir resistência cognitiva contra a desinformação on-line, especificamente propagada pela extrema direita, no contexto político brasileiro. Para atingir esse objetivo, buscou-se: a) identificar as principais estratégias de desinformação disseminadas nas redes sociais brasileiras a partir de grupos de extrema direita; b) aplicar o método prebunking de inoculação ao design do protótipo do jogo sério Meias#Verdades e, por fim, c) avaliar a eficiência do protótipo construído em estimular literacia midiática frente à desinformação. Para construir o jogo sério Meias#Verdades, o estudo utilizou-se de métodos mistos, executados em quatro etapas: 1) identificação das estratégias de desinformação nas redes sociais brasileiras, por meio da Análise de Conteúdo das peças desmascaradas como mentirosas pela Agência Lupa, organização jornalística independente que atua na checagem de rumores na Internet; 2) categorização desse material em taxonomias (Polarização; Falsa Identidade; Emoção; Difamação e Conspiração); 3) incorporação do material levantado ao design do protótipo do jogo sério, que, por sua vez, foi construído com base na estrutura de avaliação de jogos sérios Serious Games Design Assessment Framework (SGDA). Por fim, 4) validou-se a ferramenta em um experimento qualitativo com a aplicação de questionários com voluntários (N=55) e interpretação de dados por meio de estatística descritiva (Teste T pareado). Os resultados desta investigação evidenciam que a capacidade das pessoas de identificar as peças desinformativas trabalhadas no jogo aumenta após a intervenção de inoculação presente no design de Meias#Verdades


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1812583 - NADI HELENA PRESSER
Interno - 1551529 - FABIO MASCARENHAS E SILVA
Interno - 1155390 - IGOR SOARES AMORIM
Externo à Instituição - DAVID GEERTS
Externo à Instituição - JONATHAS LUIZ CARVALHO SILVA - UFCA
Externa à Instituição - FLÁVIA TAVARES GASI
Externo à Instituição - RODRIGO FELIPE RODRIGUES DO CARMO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 25/09/2024 10:42
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