Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA PAULA ATANÁSIO SOARES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA PAULA ATANÁSIO SOARES DA SILVA
DATA : 26/08/2025
LOCAL: DCI - ONLINE Google Meet
TÍTULO:

MEMORIA E IDENTIDADE FEMININA NAS CANCOES BRASILEIRAS: UMA LEITURA

CRITICA DAS REPRESENTACOES DE GENERO NOS REGISTROS MUSICAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Brazilian musical record; female identity; musical memory; social memory;

Brazilian music.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

O objetivo desta tese concentra-se no debate sobre a memória registrada nas canções e sua influência na perpetuação de discursos sobre a construção e consolidação da identidade da mulher brasileira, por meio da simbologia dos corpos, emoções e comportamentos. A problemática busca compreender como os registros musicais influenciam a construção de narrativas e memórias acerca da identidade feminina na sociedade brasileira. A partir desse questionamento, este estudo esclarece o papel essencial da música na formação identitária e coletiva, atuando como meio de informação e registro histórico. Os métodos adotados incluem o levantamento bibliográfico, ancorado em uma abordagem qualitativa e descritiva. Esta tese pretende, especificamente, apontar o papel informativo da música sob o viés da Ciência da Informação e o seu impacto enquanto manifestação cultural no Brasil; sintetizar como os registros musicais constroem a memória coletiva do gênero feminino, considerando os contextos históricos, sociais e culturais de sua produção; mapear como as narrativas musicais constroem a memória identitária da mulher brasileira, considerando os marcadores culturais e sociais presentes nas letras; categorizar a materialidade da memória coletiva identitária que é consumida nos registros musicais e analisar as construções simbólicas dos corpos femininos nas músicas, comparando as abordagens narrativas de acordo com o gênero dos compositores e intérpretes. Por fim, a tese busca fortalecer o debate acerca da memória registrada e das composições musicais como objeto de reflexão na perspectiva da Ciência da Informação, demonstrando como ocorre a construção de narrativas e memórias sobre a identidade feminina na sociedade brasileira. Intenta-se, com essa tese, apresentar uma reflexão sobre a construção da memória identitária da mulher brasileira em registros musicais, fortalecendo as discussões de gênero nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, estimulando uma postura crítica diante do consumo de produções musicais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1707921 - HELIO MARCIO PAJEU
Interna - 2858611 - MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
Externa à Instituição - GRACY KELLI MARTINS GONÇALVES - UFCA
Externa à Instituição - JACQUELINE DE ARAUJO CUNHA - UFRN
Notícia cadastrada em: 18/08/2025 15:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05