Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINEZ TEIXEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINEZ TEIXEIRA DA SILVA
DATA : 25/08/2025
LOCAL: via meet
TÍTULO:

ENTRE ESTANTES E MEMORIAS: A BIBLIOTECA DE FRANCISCO BRENNAND, O ARTISTA QUE CRIAVA SONHOS


PALAVRAS-CHAVES:

Francisco Brennand; Arte; Memória; Coleção; livros; Documento; Arquivo; Biblioteca Pessoal; Egodocumentos; Infomemória; Ciência da Informação


PÁGINAS: 66
RESUMO:

A Oficina Francisco Brennand é o local de produção e exposição da coleção de arte do artista pernambucano Francisco Brennand, além de possuir uma vasta coleção bibliográfica-documental, guardada no Ateliê do artista, sua biblioteca particular. Neste espaço quase que secreto, foi pensada e criada sua produção artística e através das leituras de sua biblioteca, também foi um local de pesquisa e conhecimento de seu proprietário. A pesquisa pretende destacar a memória do artista presente em seu acervo, através de suas anotações, como em notas marginais nos livros e documentos, alguns desses, usados como referências e/ou inspirações na realização das suas obras. Estes documentos podem ser conhecidos como egodocumentos, que são acervos que contém elementos da personalidade do autor. Com o objetivo geral pretendemos compreender o patrimônio bibliográfico-documental enquanto narrativas infomemoriais da vida e obra, e almejamos com os objetivos específicos caracterizar, investigar, descrever e analisar aspectos referentes ao seu patrimônio bibliográfico-documental, trazendo singularidades, potenciais informacionais e composição da memória e suas interrelações históricas e sociais no âmbito do patrimônio existente no Ateliê. A justificativa pessoal da autora, se dá pela sua atuação profissional pelo objeto, há 20 anos. Para a CI pretendemos contribuir para a área de formação de coleções, estudos de acervos e bibliotecas particulares, além de estudos de memória. A pesquisa apresenta os acervos existentes no Ateliê, exibindo os aspectos infomemoriais do patrimônio bibliográfico da biblioteca pessoal e de seu colecionador. Para isso, a pesquisa está embasada na metodologia da Etnografia dos arquivos, proposto pela Luciana Quillet Heymann, em seu livro “O Lugar do arquivo”, e do método Arqueológico de Foucault, que se baseia no pensamento de Michel Foucault, na construção de uma escrita narrativa, abordado em seu livro “Arqueologia do saber”, 2008. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, quando na utilização para análise dos vestígios, rastros de memória e marcas de proveniência em sua coleção. Quanto aos fins da pesquisa, se caracteriza pelo método descritivo, e quanto aos meios, será utilizado o método técnico bibliográfico e documental. Como referencial teórico, pretende-se também trazer os estudos de desenvolvimento de coleções a partir de Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, abordar tipologias e modelos teóricos e particularidades das coleções e dos diferentes espaços e unidades de informação. Discorrer sobre as definições de documentos e arquivos, concepções teóricas e conceituais, abordados por Paul Otlet, Michel Foucault e Luciana Quillet Heymann. Como resultados, esperamos evidenciar as narrativas infomemoriais possíveis de vida e obra, revelando o patrimônio bibliográfico-documental de Francisco Brennand, especialmente o que consta do ateliê do Artista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.321.314-** - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA - UFPB
Interno - 1673028 - MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
Externa à Instituição - PATRÍCIA LADEIRA PENNA MACÊDO - UFRN
Notícia cadastrada em: 13/08/2025 12:02
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