MULHERES NA CIÊNCIA BRASILEIRA: desigualdade de gênero entre as(os) bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq
Mulheres na Ciência; Desigualdade de gênero; Injustiça epistêmica; Bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq; Pesquisadoras(es) bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq.
Apesar dos avanços na inclusão das mulheres no ensino superior e na Ciência ao longo das últimas quatro décadas, elas ainda enfrentam inúmeras barreiras para alcançar os níveis mais elevados da carreira acadêmica. Considerando que as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação devem ser implementadas com base nos princípios de equidade de gênero e justiça social, questiona-se: Os indicadores relacionados às áreas do conhecimento e à produção científica das(os) pesquisadoras(es) bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq refletem a existência de injustiça epistêmica na distribuição das bolsas de produtividade em pesquisa entre mulheres e homens? Assim, esta tese tem como objetivo avaliar os indicadores relacionados às áreas do conhecimento na distribuição das bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq entre pesquisadoras(es) mulheres e homens e os indicadores relacionados à produção científica das(os) pesquisadoras(es) bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, sob a ótica da injustiça epistêmica. Tendo como objetivos específicos: a) Evidenciar as desigualdades de gênero na carreira científica vivenciadas pelas mulheres; b) Identificar indicadores cientométricos e bibliométricos que possam demonstrar a possível existência de injustiça epistêmica na distribuição das bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq; c) Descrever os indicadores cientométricos da distribuição de bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq por gênero; d) Apresentar os indicadores bibliométricos da produção científica das(os) pesquisadoras(es) bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq por gênero; e) Contrastar, sob a ótica da injustiça epistêmica, os indicadores cientométricos e bibliométricos relacionados às bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq. Caracteriza-se como uma pesquisa explicativa, estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os dados serão analisados a partir procedimentos do campo dos estudos métricos da informação, visando avaliar a dinâmica e a evolução da atividade científica por meio de procedimentos quantitativos.