QUALIDADE E TRANSPARÊNCIA INFORMACIONAL: AVALIAÇÃO DOS PORTAIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Critérios de qualidade; Portais de transparência; Qualidade da Informação; Universidades federais
A transparência da administração pública, incentivada pelas mudanças oriundas da sociedade da informação e dos princípios do Estado democrático, tem dentre as suas finalidades promover a disponibilidade de informações com qualidade para a sociedade para que esta possa fiscalizar e participar efetivamente das atividades e tomadas de decisões dos órgãos e combater a corrupção. Entretanto, os portais de transparência eletrônicos das universidades federais brasileiras apresentam alguns problemas relacionados a qualidade da informação, principalmente quanto à abrangência, à acessibilidade, à reutilização e à clareza, resultando assim em portais com uma transparência opaca. Outros efeitos negativos provenientes da ausência de qualidade informacional estão a falta de confiabilidade, violação de privacidade, informações em duplicidade, incompletas, ambíguas ou não acessíveis por erros técnicos, entre outros. Nessa trilha, o objetivo geral desta pesquisa é propor uma metodologia para avaliar a qualidade das informações veiculadas nos portais de transparência ativa das universidades federais brasileiras. Já os objetivos específicos são: identificar, a partir de instrumentos específicos, quais parâmetros são utilizados para a avaliação da transparência ativa da informação nos portais eletrônicos das universidades federais; desenvolver parâmetros para a avaliação da qualidade da informação nos portais de transparência das universidades federais brasileiras; verificar se o modelo combina a avaliação da qualidade e da transparência da informação pública. O percurso metodológico é delineado por uma pesquisa descritiva, no que se refere aos objetivos; pesquisa documental, quanto à coleta de dados; e, de abordagem quantitativa, quanto à avaliação. O universo da pesquisa compreendeu as universidades federais brasileiras. A amostra, por sua vez, contemplou nove universidades da região nordeste. Os dados produzidos foram organizados em gráficos, quadros e imagens para a visualização dos principais resultados acerca da qualidade das informações das universidades. Os resultados permitiram compreender que quando se garante qualidade das informações divulgadas nos portais das universidades federais, contribui-se para o aumento da confiança e do engajamento dos cidadãos nas instituições pública, melhora a acessibilidade para as pessoas com deficiências e promove a combinação da transparência com a qualidade da informação, duas características que não podem ser desvinculadas. Nesse sentido, o uso de uma ferramenta tecnológica acessível e com parâmetros claros de avaliação da qualidade potencializa a disponibilização transparente das informações para a sociedade.