Hackathons na Ciência da Informação: práticas de inovação aberta na criação de produtos informacionais
hackathons; inovação aberta; bibliotecas; arquivos; ciência
da informação.
Esta dissertação investiga o papel dos hackathons como práticas de
inovação aberta na área da Ciência da Informação, com foco em sua
aplicação em bibliotecas e unidades de informação. O objetivo é compreender
como esses eventos podem atuar como instrumentos colaborativos e
multidisciplinares para o desenvolvimento de produtos e serviços
informacionais inovadores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa,
combinando uma Rapid Review da literatura internacional sobre hackathons
em contextos informacionais e um estudo de caso sobre o HackathAN:
Ampliando o Acesso a Documentos, promovido pelo Arquivo Nacional em
2024. Os resultados da revisão evidenciam que hackathons têm sido
utilizados em bibliotecas e arquivos como espaços de aprendizado,
integração de saberes e criação de soluções tecnológicas, ampliando o
acesso à informação e fortalecendo o papel social dessas instituições.
Conclui-se que os hackathons constituem ambientes eficazes para fomentar a
inovação aberta em unidades de informação, promovendo uma cultura de
cocriação e engajamento comunitário.