REVISAO SISTEMATICA DA LITERATURA COMO RECURSO METODOLOGICO PARA RELACIONAR A PRODUCAO CIENTIFICA AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (ODS): um estudo sobre a Mata Atlantica
Palavras-chave: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Mapeamento temático dos ODS; Mata Atlântica; Revisão sistemática da literatura.
Esta pesquisa propõe uma metodologia, baseada em Revisão Sistemática da Literatura (RSL), para estabelecer uma conexão mais precisa entre a produção científica sobre a Mata Atlântica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo principal é identificar e justificar as contribuições dos estudos que evidenciem essa relação, por meio de uma avaliação qualificada dos artigos selecionados. Para isso, o trabalho inicia com a aplicação da metodologia de mineração de texto da Elsevier para uma classificação automática preliminar. Em seguida, elabora um protocolo metodológico, inspirado nas diretrizes PRISMA, para orientar a condução da RSL. Com base nesse protocolo, será realizada uma reclassificação manual das publicações, permitindo uma análise qualitativa detalhada de cada artigo. Por fim, o estudo irá comparar os resultados obtidos pela classificação automática e pela classificação humana, analisando o alinhamento das relações semânticas estabelecidas entre os ODS e o conteúdo temático dos estudos. Espera-se que ao incorporar análise contextual, refine e potencialize os resultados obtidos por métodos automatizados, oferecendo uma compreensão mais detalhada e alinhada às especificidades do tema estudado. Ao focar na Mata Atlântica, bioma estratégico para a conservação e a provisão de serviços ecossistêmicos essenciais, este projeto visa contribuir para a organização e disseminação do conhecimento científico, apoiando o monitoramento dos avanços em direção às metas dos ODS e fortalecendo o papel da ciência na promoção da sustentabilidade.