ACESSIBILIDADE NO BRASIL: inclusão e memória institucional em repositórios digitais universitários.
Memória Institucional, Audiodescrição, Acessibilidade, Repositórios Institucionais, Ensino Superior, Tecnologia Assistiva.
Esta pesquisa investiga o uso da audiodescrição de imagens como ferramenta assistiva nos repositórios de instituições federais de ensino superior no Brasil. Para isso, analisou-se as políticas de acessibilidade e práticas institucionais de universidade federais, tomando como referência a rede REBECA. Conceitua memória, preservação, acesso e tecnologias assistivas; examina as políticas de acessibilidade dessas instituições; avalia o papel da rede REBECA na disseminação de boas práticas; verifica o nível de implementação da audiodescrição nos repositórios institucionais e realiza um estudo de caso do Laboratório de Acessibilidade da UFPE (LABC), observando suas iniciativas de inclusão e acessibilidade. A pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa e exploratória, combinando levantamento bibliográfico, questionários aplicados a instituições da REBECA e um estudo de caso. Como resultados, esperamos evidenciar avanços e desafios na implementação da audiodescrição, destacando a necessidade de políticas institucionais mais robustas para ampliar o acesso à informação acadêmica por pessoas com deficiência visual bem como sua preservação, que faz parte da construção memória das instituições.