Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO HENRIQUE DA SILVA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO HENRIQUE DA SILVA BRITO
DATA : 25/09/2024
LOCAL: Online
TÍTULO:

DADOS, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E SAÚDE: a avaliação do diagnóstico de saúde mental de estudantes do sertão
pernambucano, a partir da representação da informação contida no jogo digital SuperSUS.


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde mental; sociedade da informação; SuperSUS; representação da informação; Tecnologias em educação.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o diagnóstico de saúde mental dos estudantes das escolas de
referência em ensino médio no sertão de Pernambuco, a partir da perspectiva da representação da
informação contida no jogo digital SuperSUS. Foram utilizados bancos de dados oriundos de pesquisa de
campo realizada pela equipe do projeto SuperSUS em duas escolas de ensino médio na região. Sendo uma
pesquisa aplicada, a metodologia do presente trabalho utilizou ferramentas oriundas da ciência da
informação e de bases estatísticas, o tratamento dos dados foi realizado em oito fases desde a padronização
dos dados até a construção de um dicionário para facilitar a análise e padronizar a linguagem adotada na
pesquisa. A análise estatística utilizou métodos não paramétricos, como os testes de Kruskal-Wallis e Dunn,
adequados para os dados coletados, que não apresentavam distribuição normal. Foram adotadas
ferramentas como Python, R e Excel para o tratamento e visualização dos dados, contribuindo para uma
compreensão clara dos padrões identificados. Nesta versão preliminar, são apresentados referenciais
teóricos sobre o uso de jogos como ferramenta de comunicação científica, o papel das tecnologias e jogos na
era da informação, a representatividade da informação, e o contexto informacional das escolas localizadas
no sertão pernambucano. O questionário de saúde mental, que compõe parte central desta dissertação, foi
desenvolvido em resposta a uma demanda da gestão escolar, que, em um encontro com o Grupo de
Pesquisa Saberes e Práticas em Saúde, apontou a necessidade de um diagnóstico abrangente sobre a saúde
mental dos estudantes, motivada pelo aumento de casos de ansiedade, depressão e outros transtornos
psicológicos, percebido após a pandemia e a implementação do novo currículo do ensino médio. A coleta de
dados utilizou questionários construídos via Google Forms, abrangendo aspectos como características
demográficas, contexto social durante a pandemia e sentimentos dos estudantes em relação à vida escolar
no período pós-pandêmico. As respostas foram classificadas utilizando escalas Likert de 4 e 5 pontos, com
base em instrumentos já estabelecidos por organizações de saúde, como a OMS e OPAS. Como resultado,
foram analisadas 485 respostas, sendo apresentadas nesta versão o resultado de apenas uma escola, com
um total de 196 respostadas analisadas, foram feitas análises bifatoriais cruzando dados do perfil dos
estudantes e policóricas trazendo relação entre o perfil traçado. Também são analisados dados referentes ao
impacto da covid-19 nos educandos e a análise de experiência destes, categorizados por Idade, Sexo
biológico, Raça e Série. Estas análises foram realizadas a luz de normas e discussões sociais disponíveis na literatura acadêmica e na literatura cinza disponibilizada a partir de normas técnicas do governo brasileiro. Com isso buscamos atender aos objetivos específicos traçando uma discussão acerca desses dados e de sua relevância social.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADRIANA MIRANDA DE CASTRO
Interno - 2826584 - ANTONIO DE SOUZA SILVA JUNIOR
Presidente - 1832708 - CELIO ANDRADE DE SANTANA JUNIOR
Externa à Instituição - LUCIANA SILVERIO ALLELUIA HIGINO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 24/09/2024 09:48
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