Sistema de Apoio a Decisão para Priorização da Troca de Hidrômetros
Perdas de água; submedição de hidrômetros; decisão multicritério.
A alta taxa de crescimento urbano, a escassez de recursos hídricos e a poluição das águas
superficiais e subterrâneas torna indispensável o controle e a redução de perdas de água e a
melhoria da eficiência nos sistemas de abastecimento. Dados do Sistema Nacional de
Informações sobre Saneamento - SNIS de 2022 apontam que o índice de perdas na
distribuição de água (código igual a IN049 no SNIS) é de 60,1% no Recife/PE. Sendo que,
mais da metade das perdas na distribuição, denominada de perdas aparentes de água, são
ocasionadas por fraudes, falhas de cadastro e erros de medição de volume consumido devido
a ineficiência ou submedição nos hidrômetros. Esses erros de medição, caso não sejam
corrigidos no tempo adequado, podem comprometer o balanço hídrico e o faturamento de
uma companhia. Normalmente, as correções são realizadas com a troca dos hidrômetros
antigos por novos, porém os custos são elevados e as companhias de saneamento não
possuem recursos financeiros suficientes para trocar a totalidade de hidrômetros instalados
nos seus sistemas de abastecimento de água. Neste cenário, os gestores das companhias
precisam decidir quais os hidrômetros devem ser priorizados para a realização da troca.
Entretanto, algumas dificuldades são encontradas nesse processo decisório, que levam em
consideração diferentes critérios, os quais entram constantemente em conflitos entre si, e
preferências, quanto a destinação de recursos e objetivos estratégicos da companhia. No
intuito de contribuir para o enfrentamento dessas dificuldades, esta tese tem por objetivo o
desenvolvimento de sistema de apoio a decisão para priorização da troca de hidrômetros, que
proporcione uma efetiva redução de perdas de água e, destarte, o aumento de faturamento,
numa companhia estadual de saneamento. Para tal, o sistema deverá ser capaz de utilizar o
método de tomada de decisão multicritério; analisar a confiabilidade metrológica (existência
de erros de medição) de hidrômetros, por meio da calibração conforme determina a Portaria nº
246 do INMETRO; analisar um conjunto de dados do cadastro comercial dos clientes e do
cadastro técnico de hidrômetros e de suas redes de distribuição de água, todos obtidos nos
sistemas de informação da companhia; e analisar os resultados obtidos. Tal priorização se
baseia em uma avaliação global, de uma forma balanceada, por meio de critérios e
preferências estabelecidos pelo decisor individual, capaz de suportar o processo de alocação
de investimento de tempo e de recursos para a troca de hidrômetros. De uma maneira geral,
tal sistema surge para apoiar e facilitar o dia a dia do gestor.