AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA RESIDUAL E ANÁLISE DA CONFIABILIDADE DE DUTOS CORROÍDOS COM REPARO COMPÓSITO SOB A AÇÃO DE CARREGAMENTOS COMBINADOS
Corrosão, Dutos, Reparo compósito, Método dos Elementos Finitos, Carregamentos combinados
A corrosão é um dos principais fatores responsáveis por acidentes em dutos, e quando combinada com condições ambientais, pode causar falhas estruturais prematuras em tubulações submersas. A manutenção desses dutos é inevitável e, muitas vezes, envolve processos intensivos em mão de obra, que geralmente resultam na interrupção total ou parcial das operações. A complexidade e os riscos dessas atividades destacam a necessidade de inovação constante e o desenvolvimento de novos materiais e métodos. Reparos com luvas compósitas se mostram uma alternativa promissora, oferecendo alta resistência à corrosão e restaurando a integridade dos dutos sem a necessidade de interromper totalmente as operações. Embora essa solução tenha grande potencial, ainda são necessárias mais pesquisas e especialização para garantir sua adoção em larga escala na indústria. Este estudo foca no desenvolvimento de modelos numéricos e simulações computacionais de dutos corroídos reparados com luvas compósitas (FRP - Polímero Reforçado com Fibra), através do software SALOME, que emprega o Método dos Elementos Finitos (MEF) para a análise de integridade. A pesquisa envolve um estudo paramétrico da geometria da luva (comprimento e espessura) assim como, das propriedades dos materiais que formam o material compósito do reparo, o que permitirá analisar seus impactos na resistência estrutural do duto reparado. Em seguida, será também realizada uma análise de confiabilidade dos dutos corroídos com reparo, permitindo a consideração de incertezas nas variáveis de projeto.