Estudo Computacional da Influência das Condições de Tráfego nos Acidentes Envolvendo Motocicletas
Simulação de tráfego. Calibração. Segurança viária. Colisão. Tráfego heterogêneo.
O tráfego de veículos está associado a sérios problemas econômicos e de saúde pública, como acidentes, emissões de gases poluentes e de efeito estufa, alto consumo de energia e congestionamentos. Esta pesquisa tem o objetivo de estudar os acidentes evolvendo carros e motos, partindo da hipótese de que as colisões são causadas não somente pela imprudência dos condutores, mas também pela própria coexistência de carros e motos velozes que compartilham as mesmas vias. Devido à altíssima complexidade do tráfego real, modelos computacionais apresentam-se como uma abordagem usual para simplificar o fenômeno a ponto de permitir o estudo da relação entre os problemas (e.g., colisões, emissões de poluentes e consumo energético) e os parâmetros de tráfego (e.g., número de veículos na pista, composição da frota, velocidade máxima permitida, existência de semáforos e limitações do piloto/motorista). Isso posto, o presente estudo tem como finalidade a identificação, através de simulação computacional, das principais variáveis relacionados ao tráfego que aumentam o risco de ocorrência de acidentes. Resultados preliminares evidenciaram que o Simulador de Tráfego Integrado pela Física (STIF), aperfeiçoado nesta pesquisa, foi capaz de reproduzir o comportamento macroscópico do tráfego de carros na via mangue (Recife/PE) ao ser calibrado pelo método de Levenberg–Marquardt. Entretanto, durante o processo de calibração, foi observado que várias combinações de parâmetros de entrada podem ser obtidas, o que ressalta a
importância de também utilizar dados microscópicos durante este processo.