MELHORIA DA CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA DE EXAUSTÃO COM FOCO NO
FUNCIONAMENTO DO CATALISADOR ATRAVÉS DA PARAMETRIZAÇÃO DO
COEFICIENTE DE CONVECÇÃO
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O mundo continuamente busca maneiras de agredir menos o meio ambiente. No
mundo automotivo, isso também vem ocorrendo de inúmeras maneiras. O mais evidente que
pode ser destacado é a mudança do grupo propulsor trocando os motores comuns que
queimam gasolina, álcool ou diesel por motores elétricos. Transformação essa que busca a
redução da emissão de dióxido de carbono e outros compostos nocivos ao ambiente.
Desde o primeiro de janeiro de 2025, a Proconve L8 está em vigor. Este orgão é
responsável por trazer políticas, em média a cada 2 anos, que buscam a redução de poluentes
por automóveis. É por isso que é necessário o contínuo desenvolvimento de tecnologias
automotivas que permitem manter performances e funcionalidades semelhantes enquanto
atendem aos critérios obrigatórios.
Atualmente tem sido mais comum o lançamento de carros urbanos com turbo compressor, por
conseguir aumentar a eficiência energética do carro. Por isso, é importante avaliar
corretamente os gases internos que vão para esse subsistema do veículo de maneira que o
máximo possível de energia possa ser extraída. Além de que, os catalisadores possuem uma
temperatura específica nominal para melhor funcionamento.
Em vista disso, é importante na etapa de projeto na simulação da queima que as
empresas realizem simulações cada vez mais fidedignas em todos os âmbitos do automóvel,
mas principalmente nos itens correlacionados ao motor e à sua queima. E, além disso, reduzir
o custo computacional buscando alternativas como analíticas. Por este motivo, este trabalho
busca a parametrização de parâmetros obtidos na simulação computacional para depois obter
um posicionamento do catalisador otimizado para melhor tratamento dos gases queimados
reduzindo o custo computacional da análise.