Banca de QUALIFICAÇÃO: TERCILIA TAYNÁ PRADO MENDONÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TERCILIA TAYNÁ PRADO MENDONÇA
DATA : 27/03/2025
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Cidade Segura é Cidade Caminhável: Toolkit para diagnóstico da mobilidade ativa de centros comerciais com base na ergonomia urbana.


PALAVRAS-CHAVES:

Design Urbano; Ergonomia Urbana; Mobilidade Ativa; Cidades.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A mobilidade ativa é um elemento fundamental para a construção de cidades mais acessíveis, seguras e sustentáveis, impactando diretamente a qualidade de vida da população. No entanto, a grande maioria das cidades brasileiras historicamente negligenciou a caminhabilidade e a experiência do pedestre no espaço urbano, priorizando o transporte motorizado individual em seus planos de mobilidade. Além disso, tais planos são elaborados sem consulta efetiva à população, desconsiderando a percepção dos cidadãos sobre os desafios e necessidades do espaço público. Diante desse cenário, se propõe o desenvolvimento de um Toolkit para diagnóstico da mobilidade ativa em centros comerciais, fundamentado nos princípios da Ergonomia Urbana e orientado pela percepção dos usuários. O objetivo é oferecer uma ferramenta capaz de avaliar os elementos que influenciam a caminhabilidade, considerando variáveis como conforto ambiental, acessibilidade, segurança e atratividade. O centro comercial foi escolhido como objeto de estudo por ser um local de intensa interação social e de convergência de fluxos de pedestres e veículos. Dessa forma, melhorias aplicadas nesses espaços promovem impactos abrangentes e mais democráticos na mobilidade urbana. A presente pesquisa insere-se no âmbito do Design Urbano, abordando a relação entre mobilidade ativa e a experiência funcional e sensorial dos pedestres. Metodologicamente, adota uma abordagem mista, combinando revisão sistemática da literatura (RSL), pesquisa de campo e análise espacial, integrando dados quantitativos e qualitativos, além da utilização de Big Data e ferramentas geoespaciais. A relevância deste estudo reside na urgência de consolidar um modelo de planejamento urbano mais inclusivo, que incorpore a mobilidade ativa como eixo estruturante da dinâmica urbana. Espera-se que a implementação do Toolkit, enquanto ferramenta de planejamento, possibilite um método acessível, padronizado e eficaz para avaliar a qualidade do ambiente urbano sob a ótica dos próprios usuários, oferecendo suporte para políticas públicas mais democráticas e coerentes. Além disso, a pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de cidades mais caminháveis, inclusivas e alinhadas aos princípios da sustentabilidade social e ambiental.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1804999 - ANA CAROLINA DE MORAES ANDRADE BARBOSA
Externa à Instituição - ANGELINA DIAS LEAO COSTA - UFPB
Externa ao Programa - 1131263 - CIRCE MARIA GAMA MONTEIRO - nullExterna à Instituição - ELISÂNGELA BRITO PESSÔA VILAR - ULisboa
Presidente - 2295032 - LAURA BEZERRA MARTINS
Notícia cadastrada em: 13/03/2025 11:36
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