Ancestralizando o Digital: Design De Instrumentos Musicais Digitais Junto à Comunidade Quilombola da Xambá.
Design Participativo, Instrumentos Musicais Digitais, Descolonização do Design, Interação Humano-Computador, Comunidades Quilombolas, Saberes Ancestrais, Autonomia Digital.
Esta pesquisa investiga como o design participativo pode contribuir para a criação de instrumentos musicais digitais (IMDs) enraizados nos saberes ancestrais da comunidade quilombola da Xambá, em Olinda-PE. Ao integrar cultura popular e tecnologia digital, busca-se desenvolver IMDs que contribuam para a experimentação de novas possibilidades musicais coerentes com as práticas tradicionais da comunidade, além de contribuir para a sua autonomia digital. A investigação se baseia na escuta ativa e na colaboração, explorando elementos das materialidades, sonoridades e corporalidades dos participantes para inspirar a criação dos IMDs em um processo horizontal. O impacto dessa abordagem foi analisado no engajamento com os instrumentos criados durante o processo (Agbau, Agbaixo e Botões Falantes), dos depoimentos dos participantes, da consolidação do Bongarbit: Laboratório de Tecnologias Digitais da Xambá e seus esforços para dar continuidade para esta prática na comunidade para além deste doutorado. Buscamos apresentar também como essa abordagem dialoga com as áreas de Design, Interação Humano-Computador (IHC) e Novas Interfaces para a Expressão Musical (NIME), contribuindo para o debate sobre descolonização e tecnologias digitais. Ao reconhecer a importância de epistemologias e práticas não-hegemônicas, esta pesquisa propõe caminhos para a tecnologia digital como meio de expressão e fortalecimento cultural, resistindo à sua instrumentalização para homogeneização e dominação.