Moda-vestuário, Sustentabilidade e Interseccionalidade: Inter-Relações possíveis a partir da análise semiótica discursiva das narrativas de Donas de Brechós sobre seus cotidianos como Empreendedoras.
Brechós; Moda-vestuário; Sustentabilidade.
A atividade Brechó acontece no Brasil há décadas, e nos últimos anos tem despontado cada vez mais como uma alternativa de complementação ou mesmo primeira fonte de renda, principalmente para mulheres que, em sua maioria, começam a empreender por necessidade. Além desta atividade ser um microempreendimento individual ou familiar, também nos últimos anos, tem acontecido Encontros de Brechós em todas as regiões brasileiras, o que reforça o crescimento deste segmento da Moda-Vestuário dedicado à venda de roupas usadas. Roupas que poderiam ser precocemente descartadas e aumentar o volume de lixo em aterros sanitários, assim sendo um empreendimento que além de resultados econômicos, também pode ter repercussão ambiental. Deste modo, a partir da escuta de mulheres que atuam neste segmento, tanto de forma individual quanto de forma coletiva e da análise semiótica discursiva de suas narrativas sobre seus cotidianos como empreendedoras donas de brechós, é que se pretende traçar inter-relações entre Moda-vestuário, Sustentabilidade e Interseccionalidade.