A relação entre o design e a arquitetura na experiência humana em espaços comerciais na região metropolitana do Recife.
experiência humana, arquitetura, retail design, experiência sensorial, design.
Esta pesquisa tem como contexto a forma como a experiência humana no design de espaços comerciais vem sendo transformada nas duas últimas décadas no Brasil. Busca-se a documentação e análise de trabalhos e projetos abrangendo a experiência nesses espaços, com destaque para o desenvolvimento da colaboração entre design e arquitetura na produção de projetos de restaurantes e cafeterias com experiências sensoriais em estudos de caso determinados. Através de disciplinas como o retail design, a maneira de projetar espaços tem alcançado objetivos que vão além da lógica funcionalista pré-existente, trazendo compreensões envolvendo processos multidisciplinares para o trabalho do arquiteto e designer de varejo. Com base em abordagens que enfatizam a influência de experiências do ambiente construído no bem-estar, está sendo realizada uma investigação estruturada em busca de trabalhos que tratam da perspectiva humana da experiência, explorando o papel dos sentidos na percepção do espaço, e relações entre design e arquitetura na construção de uma lógica projetual que mostra um direcionamento à satisfação humana em ambientes comerciais.