Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA IRIS DE LIMA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA IRIS DE LIMA SANTOS
DATA : 30/10/2024
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Design, educação e inclusão:  um estudo sobre a eficácia do jogo educativo “Hurumã” com crianças de escolas públicas.


PALAVRAS-CHAVES:

empatia; jogo; design inclusivo; educação inclusiva.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

As barreiras atitudinais, como capacitismo e preconceito, são comuns em diversos contextos, incluindo o escolar, onde se manifestam como bullying. Isso contribui para a violência infantil, afastando os jovens da escola e prejudicando tanto sua educação quanto sua vida adulta. Esta pesquisa se dedica a investigar caminhos que assegurem a permanência das crianças vítimas de intolerância na escola, a partir de abordagens de design. Para isso, baseia-se na educação inclusiva, no design de jogos, e nas práticas de design inclusivo e universal. O objetivo é analisar a usabilidade de um jogo, chamado Hurumã, criado para estimular a empatia em crianças sem deficiência no ensino fundamental. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre educação infantil, fatores que favorecem a inclusão e o desenvolvimento da empatia, além de perspectivas de design que possam contribuir nesse processo. Com a continuação da pesquisa, pretende-se definir procedimentos metodológicos baseados em estudos da usabilidade, a fim de realizar um experimento empírico e discutir os resultados que emergirem do confronto teórico e prático. Ao final, espera-se identificar e avaliar os componentes do jogo para verificar se eles atendem aos critérios de usabilidade e se cumprem o propósito de promover a inclusão escolar. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1804999 - ANA CAROLINA DE MORAES ANDRADE BARBOSA
Interna - 2295032 - LAURA BEZERRA MARTINS
Externa ao Programa - 3101261 - ROSIMERI FRANCK PICHLER - null
Notícia cadastrada em: 18/10/2024 11:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03