Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELLA DE GODOY E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELLA DE GODOY E SILVA
DATA : 28/10/2024
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Computadores Fazem Arte: Um Estudo de Caso sobre o Potencial Social das NFTs através de Formações Didáticas.


PALAVRAS-CHAVES:

NFTs, desenvolvimento social, educação, inclusão digital arte, blockchain.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o potencial social das NFTs (tokens não fungíveis) por meio de formações didáticas no Brasil. A pesquisa investiga como as NFTs podem ser usadas como ferramentas de inclusão digital e conscientização socioambiental, especialmente em comunidades marginalizadas. O estudo analisa o cenário das NFTs no contexto artístico e cultural brasileiro, identifica as condições básicas necessárias para a criação de NFTs, e explora abordagens educacionais para promover a compreensão e uso dessas tecnologias. Utilizando uma combinação de estudo de caso e pesquisa exploratória, foram conduzidas entrevistas, oficinas e análises de iniciativas educacionais. O desenvolvimento de material didático e a implementação de aulas práticas foram elementos centrais da pesquisa, buscando capacitar os participantes no uso de NFTs e tecnologias Web 3.0. Os resultados indicam que as formações educativas sobre NFTs podem fomentar o interesse e a compreensão da prática da tecnologia, facilitando a inclusão digital e a participação ativa de grupos marginalizados. Este estudo contribui para o entendimento do papel das NFTs como ferramentas sociais e destaca a importância de continuar desenvolvendo e expandindo formações educativas para maximizar o impacto social e cultural das NFTs.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAN SILVA DOS SANTOS
Presidente - 1055817 - JOAO MARCELO XAVIER NATARIO TEIXEIRA
Interno - 1514446 - LEONARDO AUGUSTO GOMEZ CASTILLO
Notícia cadastrada em: 09/10/2024 14:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11