Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO SANTANA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO SANTANA DA SILVA
DATA : 30/09/2024
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

MODOS DE FUNCIONAMENTO DA ARTE CONTEMPORÂNEA NA VIDA COTIDIANA: Processos criativos e práticas desviantes de três artistas na arte contemporânea do Recife.


PALAVRAS-CHAVES:

arte contemporânea; vida cotidiana; processos criativos; desvio.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

O que está sendo proposto é uma investigação a respeito dos processos criativos dos artistas: Gentil Porto Filho (1969-), Marcelo Coutinho (1968-) e Fábio Santana (1977-) (a minha pessoa), e de que maneira os seus processos criativos e as suas práticas poéticas funcionam em relação à vida cotidiana no contexto da arte contemporânea do Recife nos tempos atuais. A intenção é conhecer a poética desses artistas e refletir criticamente como eles propõem construir espaços-tempos na cotidianidade. O estudo dessas práticas pode nos levar a veredar caminhos que revele a coexistência de diferentes temporalidades, em contrapartida ao projeto de modernidade que tenta separar natureza e cultura, arte e vida. Dessa maneira, o projeto amplia a discussão sobre práticas estéticas na arte contemporânea, explorando seu papel e funcionamento na vida cotidiana. Como também intensifica o discurso sobre as pretensões hodiernas do “campo expandido” da arte contemporânea, na qual operam maneiras de fazer, ver, dizer e pensar como estratégias e concepções estéticas no cotidiano. Portanto, trata-se de uma pesquisa que reflete e discute os modos dicotômicos entre imagem/realidade, ou seja, quais os contextos, processos e elementos desviantes na prática enquanto arte dos três artistas na arte contemporânea do Recife e como são agenciadas as suas poéticas na cotidianidade, cujo objeto de estudo é a compreensão dos modos de funcionamento da arte contemporânea com a vida cotidiana. Como método, utiliza uma abordagem qualitativa, a partir do estudo de caso e como fonte e ferramenta de investigação a pesquisa narrativa autobiográfica, acompanhada com entrevistas, coleta e análise de dados que justifiquem a pesquisa e a relevância do tema.




MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3320843 - GENTIL ALFREDO MAGALHAES DUQUE PORTO FILHO
Externo à Instituição - MARCELO FARIAS COUTINHO - UFPB
Interna - 1134116 - ORIANA MARIA DUARTE DE ARAUJO
Externa ao Programa - 1743006 - RENATA WILNER - null
Notícia cadastrada em: 02/09/2024 22:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11