Banca de DEFESA: CINTIA RAQUEL FERREIRA DE AMORIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTIA RAQUEL FERREIRA DE AMORIM
DATA : 30/05/2025
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/dbk-yfai-xtd
TÍTULO:

A APRENDIZAGEM DE TÉCNICAS DE COSTURA ORIENTADA PELO DESIGN DA INFORMAÇÃO E PELO DESIGN THINKING: uma proposta didática para o ensino superior.


PALAVRAS-CHAVES:

Design de Moda. Aprendizagem. Infodesign. Design Thinking.


PÁGINAS: 174
RESUMO:

Com o desenvolvimento do ensino superior de Moda no Brasil e após sua regulamentação, a prática educativa necessita adaptar-se aos novos rumos da aprendizagem. O apoderamento de conteúdos do Design no ensino da Moda evidência para a academia referências na implementação de suas técnicas e processos. Tendo em vista essa articulação, o Design Thinking que busca em sua essência a resolução de problemas, conduz para educação uma proposta de aprendizagem investigativa, trabalhando de forma colaborativa e desenvolvendo a empatia. Uma proposta onde o estudante participa como formador de conhecimento e não apenas como receptor de informação, corroborando com as dinâmicas de aprendizagem vivenciadas a partir da metodologias ativas para a educação. Já o Design da Informação, traz contribuições efetivas no planejamento das informações para a produção e comercialização de produtos, e no processo de desenvolvimento do vestuário, pois o Infodesign auxilia na identificação de problemas, na avaliação e análise do uso e na otimização dos sistemas informacionais dos artefatos educacionais. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo elaborar uma abordagem de ensino reunindo fundamentos do Design Thinking, da Abordagem Baseada em Projetos (ABP) e do Design da Informação com o propósito de adaptar e incorporar fundamentos e métodos do design à aprendizagem no desenvolvimento de projetos de produtos de moda. Para tanto, realizou-se uma investigação por método indutivo, e no modelo qualitativo organizado em pesquisa teórica e pesquisa prática. A pesquisa teórica buscou fundamentar metodologias de Design Thinking para a educação e da ABP, como também os princípios de Design da Informação que puderam ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de produtos de moda e elaboração de fichas técnicas. Já a pesquisa de campo buscou a verificação das formas de ensino e aprendizagem em contextos educacionais em cursos superiores de Moda, especificamente na disciplina com conteúdos de costura. Diante da somatória de conhecimentos alcançados, e a partir do cumprimento das fases da pesquisa, apresenta-se como resultado desta tese, diretrizes de ensino a serem aplicadas no âmbito educacional da Moda, no contexto do ensino superior, especificamente para disciplina de costura.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1263617 - CAMILA BRITO DE VASCONCELOS - nullExterna à Instituição - DANIELLE SILVA SIMOES BORGIANI - UFPE
Presidente - ***.426.594-** - EVA ROLIM MIRANDA - UFAL
Externa ao Programa - 1803865 - IRACEMA TATIANA RIBEIRO LEITE JUSTO - nullInterna - 1727419 - ROSIANE PEREIRA ALVES
Notícia cadastrada em: 20/05/2025 13:01
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