Banca de QUALIFICAÇÃO: LEVI GALDINO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEVI GALDINO DE SOUZA
DATA : 10/04/2025
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Circuitos de consagração social no campo do design: reflexões sobre a Casa Hollanda, identidade e modernidade do móvel em Pernambuco (1950-1970).


PALAVRAS-CHAVES:

historiografia do design; identidade; móvel moderno; Casa Hollanda.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Esta pesquisa parte do pressuposto de que o fenômeno do processo de identificação ocorre na estrutura social e cultural, através da agência de indivíduos e da mediação dos artefatos, podendo estes representar simbolicamente os valores individuais, grupais e de nacionalidade. Neste sentido, a questão da identificação no artefato e o seu agenciamento nos circuitos da economia de trocas simbólicas interessa à área acadêmica e historiografia do design, em particular a do móvel no Brasil, por amalgamar o paradigma de um ethos brasileiro. Considera-se que, no artefato, tal representação se dá através dos elementos configuracionais, sua aparência, materiais e técnicas de produção, bem como pela sua forma de uso e consumo, suportados pelo agenciamento, através das estratégias e participação nos circuitos de consagração. Este trabalho leva em conta que existem mecanismos reguladores implícitos que incidem nessa elaboração, e que esse processo inclui o construto do discurso de identidade nacional no design, com rebatimentos na historiografia do campo numa interação de transformação e reprodução. A investigação vincula esses processos à constituição do campo social e profissional ligado a esse na estratégia nas trocas simbólicas. Trata-se de desdobramento e aprofundamento de pesquisa do Mestrado, cujo estudo de caso é uma empresa fundamental para a transição do móvel tradicional para o moderno, a Casa Hollanda, em Pernambuco, nas décadas de 1950 a 1970. O estudo parte do material empírico original, na forma fichamentos de artefatos, entrevistas, depoimentos e documentações impressas, e lança mão da fortuna crítica e arcabouço e historiográfico do design no Brasil, adotando como marco principal as Teorias de Campo do sociólogo Pierre Bourdieu. Esta pesquisa tem como objetivos compreender e explicar a relação entre ações e determinantes sociais na arena de interesses de ocupação de espaços de poder simbólico, social e político-econômicos. Visa demonstrar ainda como a noção de identidade é constituída em paradigma no discurso da historiografia do design no Brasil, refletindo valores em circulação na cultura, e desvendando como se dá essa elaboração e reprodução.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.424.007-** - ANA NEUZA BOTELHO VIDELA - UFCA
Externo ao Programa - 1346529 - ANTONIO CARLOS MOTA DE LIMA - nullPresidente - 1133992 - KATIA MEDEIROS DE ARAUJO
Interna - 1134069 - VIRGINIA PEREIRA CAVALCANTI COUCEIRO
Notícia cadastrada em: 04/04/2025 16:31
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