ESCOLA COMO OBRA DE ARTE: ENTORNO SOCIAL ENQUANTO ENTORNO ARTÍSTICO.
Educação; Pedagogia Waldorf; Entorno Educativo; Arte Social; Arte da Educação do Fazer; Prática Social Reflexiva.
Como a escola pode ser apreendida como obra de arte? Inspirada na compreensão de Friedrich Schiller, a presente pesquisa explora a escola, organismo pedagógico e social, como uma obra de arte. Esta investigação qualitativa envolve a observação e descrição de situações e dinâmicas sociais relacionadas à Escola Waldorf Rural Turmalina, à Arte da Educação do Fazer e à Prática Social Reflexiva. Através de pesquisas bibliográficas, documentos, relatos (de viagens e vivências) e cartas, compõe uma tessitura que possibilita compreender o âmbito social de maneira artística. As principais descobertas incluem a identificação de práticas sociais que favorecem a autopercepção de si e do organismo social, aproximando-o de um Entorno Artístico. Ao integrar arte, gestão e educação, o estudo oferece uma nova perspectiva para enfrentar desafios contemporâneos educacionais e organizacionais. Esta abordagem inovadora contribui para a formação de espaços onde os indivíduos atuam como agentes criativos, promovendo um mundo mais sustentável e harmonioso. Assim, a escola e, de maneira geral, as iniciativas sociais podem se transformar em organismos sociais vivos estéticos, redefinindo seu papel na sociedade contemporânea.