Banca de DEFESA: ELAINE FEITOSA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE FEITOSA DA SILVA
DATA : 30/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/jwj-dzxj-biv
TÍTULO:

PESSOAS IDOSAS E SMARTPHONE:  Reflexões sobre o valor simbólico do artefato entre frequentadores do Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, João Pessoa - PB.


PALAVRAS-CHAVES:

pessoa idosa; tecnologia; smartphone; envelhecimento saudável; habilidade funcional.


PÁGINAS: 166
RESUMO:

A expressão dos desafios do envelhecimento vem se tornando mais efetiva para população brasileira nas últimas décadas, dado o crescimento significativo do número de pessoas idosas e o aumento da expectativa de vida. Por outro lado, se parte relevante da vida da população atualmente depende dos meios digitais, é necessário que o olhar da sociedade se volte à problemática do uso dessas tecnologias por idosos, de modo a contribuir com a experiência deste segmento etário. Este trabalho aborda o impacto do smartphone na vida de pessoas idosas, objetivando entender que necessidades as motivam na utilização do equipamento, a forma como se sentem quanto a este uso e a possível contribuição à sua habilidade funcional. Assim, buscamos investigar o valor simbólico atribuído ao uso do smartphone por um grupo de frequentadores do Centro de Referência da Pessoa Idosa, em João Pessoa/PB, de modo a refletir sobre a contribuição deste uso em prol de um processo envelhecimento saudável. Para isso, buscamos identificar seus contextos específicos, os apoios com que contam no processo de apropriação do equipamento e as necessidades que as motivaram à relação com o smartphone, buscando também entender como relações familiares e sociais mais amplas, que envolvem preconceitos, estigmas e possíveis crenças em torno do tema, impactam este uso. Como relação à construção metodológica, foi adotada a abordagem qualitativa a partir da pesquisa etnográfica em campo, utilizando-se das técnicas da observação participante e entrevistas semiestruturadas com diferentes categorias de atores sociais envolvidos no contexto, através das quais buscamos identificar diferentes processos aprendizado e graus de apropriação, neste uso. Como resultado, constatamos que o valor simbólico do smartphone para as pessoas idosas do CRMPI pode variar, a depender da necessidade demandada e do tipo de atividade realizada; e que o uso do equipamento pode contribuir positivamente para o envelhecimento saudável, a depender do processo de apropriação estabelecido, que poderá contribuir ou não para a promoção da habilidade funcional e da autonomia das pessoas idosas usuárias. No entanto, verificamos também, que apesar das dificuldades na realização de tarefas específicas, a maioria das atividades realizadas através do uso do smartphone cumpre papel na direção do envelhecimento saudável.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - nullInterna - 3331601 - AUTA LUCIANA LAURENTINO
Presidente - 1133992 - KATIA MEDEIROS DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 16/01/2025 09:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10