Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO RODRIGUES CABRAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO RODRIGUES CABRAL
DATA : 18/11/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

O Design da Informação na Formação do Docente da Língua Brasileira de Sinais (Libras): Uma Análise Exploratória da Linguagem Gráfica dos Materiais Didáticos e a Contribuição para o Processo de Ensino/Aprendizagem


PALAVRAS-CHAVES:

design; material didático; acessibilidade; capacitação; professor


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo investigar sobre a inserção do Design da Informação na formação dos docentes que produzem o próprio material didático e ensinam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua espaço-visual e dinâmica. Depois de uma contextualização sobre a comunidade surda e a criação de sua identidade em torno das línguas de sinais, apresentamos brevemente os objetivos e processos metodológicos utilizados na pesquisa, como revisão bibliográfica sobre materiais didáticos para o ensino de Libras, entrevistas com docentes da língua e realização de uma oficina com professores de Libras para inseri-los em práticas e teorias do design da informação. Além disso, abordaremos questões de direitos à inclusão e acessibilidade da comunidade surda em ambientes educacionais e materiais didáticos que auxiliam nos processos de ensino e aprendizagem da Libras. E por fim, pretendemos apresentar uma reflexão de como o Design da Informação pode contribuir para a produção de materiais didáticos voltados para o ensino de Libras.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1851667 - CARLOS ANTONIO FONTENELE MOURAO - nullPresidente - ***.426.594-** - EVA ROLIM MIRANDA - UFAL
Externa à Instituição - GERMANA GONÇALVES DE ARAÚJO - UFS
Externa ao Programa - 1741652 - SEVERINA BATISTA DE FARIAS KLIMSA - nullInterna - 1132321 - SOLANGE GALVAO COUTINHO
Notícia cadastrada em: 05/11/2024 14:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04