Heróis do Cotidiano: Explorando o RPG no Desenvolvimento de Habilidades Sociais de Adolescentes com TEA.
jogos; transtorno do espectro autista; ergonomia; treinamento de habilidades sociais; jogo de interpretação de papéis; narrativa.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta desafios significativos no desenvolvimento de habilidades de comunicação e interação social. Estudos indicam que o uso de abordagens gamificadas, como os jogos de RPG (Role-Playing Game), pode criar um ambiente envolvente e seguro para a prática de habilidades sociais. O objetivo desta pesquisa é testar um RPG de mesa adaptado, utilizando o método do Grupo D20, como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades sociais em adolescentes com TEA. Os participantes serão 6 adolescentes diagnosticados com TEA, entre 12 e 18 anos. Serão realizadas 12 sessões em grupo com base em narrativas personalizadas, reforços positivos (como pontos de experiência - XP) e avaliações comportamentais periódicas, envolvendo os participantes, suas famílias e terapeutas no contexto Projeto IntegrAutismo, sediado no Serviço Integrado de Saúde, Recife-PE. Cada sessão contará com dois terapeutas, um conduzindo o jogo e outro acompanhando o desenvolvimento dos comportamentos-alvo. A pesquisa trará uma contribuição relevante ao fornecer uma proposta de o uso do RPG como ferramenta clínica de baixo custo, aplicada ao desenvolvimento de habilidades sociais e à inclusão social de adolescentes com TEA, além de contribuir com a área de design de jogos e design para a inclusão social de uma população que historicamente sofre com estigmas sociais.