VISUALIDADE E POLÍTICA: UMA ANÁLISE DAS VISUALIDADES DO MOVIMENTO SERTÃOPUNK POR INTERMÉDIO DOS FUNDAMENTOS DE RIZOMA DE DELEUZE E GUATTARI.
Sertãopunk, Rizoma, Visualidade, Deleuze e Guattari, Decolonialidade, Nordeste.
Esta dissertação tem como objetivo analisar as visualidades do movimento literário Sertãopunk à luz dos fundamentos do conceito de Rizoma, proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. O Sertãopunk, um movimento surgido em 2020, rompe com as representações estereotipadas do Nordeste brasileiro, oferecendo uma nova abordagem especulativa e plural sobre o futuro da região. Utilizando os princípios do Rizoma - conexão e heterogeneidade, multiplicidade, ruptura a-significante e cartografia - a pesquisa propõe um modelo de análise rizomática para identificar noções de oposição à identidade única e estereotipada do Nordeste. A análise é aplicada em visualidades de capas de livros, ilustrações e projetos gráficos vinculados ao movimento Sertãopunk, com foco em como tais elementos se relacionam com a desconstrução imagético-discursiva do Nordeste. A dissertação explora também as influências de outros movimentos, como o Afrofuturismo e o Solarpunk, na construção de uma visualidade plural, conectando-a com questões de decolonialidade e identidade cultural. Os resultados revelam a importância de compreender o Sertãopunk enquanto rizoma cultural, visual e discursivo, subvertendo a visão unificada e estereotipada da região nordestina, promovendo a diversidade e multiplicidade de narrativas e visualidades.