ACESSIBILIDADE EM UX/UI: UMA METODOLOGIA PARA A AVALIAÇÃO DE APLICATIVOS ESCOLARES DESTINADOS A CRIANÇAS AUTISTAS.
Design; educação; autismo; aplicação; acessibilidade, avaliação, metodologia.
Estudos de acessibilidade voltados para a realidade educacional de crianças autistas têm crescido nos últimos anos, mas ainda estão aquém do que é esperado para a inclusão digital desse público. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 2,5 milhões de brasileiros (1,3% da população) apresentam alguma deficiência mental ou intelectual. Quando falamos de autismo, o recorte específico aponta que, no Brasil, embora não haja estatísticas oficiais de prevalência, estima-se que há entre 1,2 milhão a dois milhões de pessoas que apresentem características dentro do Espectro do Autismo (USP). Esses dados reforçam a relevância do tema e o estudo atual objetiva propor uma metodologia que valide a qualidade de aplicativos educacionais destinados a crianças autistas. Para isso, será feita uma análise aprofundada dos estudos existentes, bem como das metodologias utilizadas para criação de aplicativos educacionais destinados a crianças autistas, depois será concebida uma metodologia própria, sendo esta posteriormente validada por especialistas de diferentes áreas de interesse. A pesquisa busca como resultado, portanto, trazer avanços para a área da acessibilidade digital, contribuindo para a melhoria da qualidade dos aplicativos destinados ao público em questão.