Banca de DEFESA: MARIO RUIZ MANRIQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIO RUIZ MANRIQUE
DATA : 24/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/tck-dssj-jam
TÍTULO:

PLASTIFICAR PARA DESPLASTIFICAR: Resolução de um sistema democrático para confecção de modelos didáticos feitos a partir de  polietileno de alta densidade reciclado.


PALAVRAS-CHAVES:

Modelos Didáticos e Sustentabilidade; Modelagem Paramétrica; Moldes de Injeção; Reciclagem Circular.


PÁGINAS: 240
RESUMO:

Moldes diferenciados para injetar termoplásticos reciclados e promover a utilização de recursos para a educação! Atualmente a indústria está encarregada de reciclar a maior parte dos produtos plásticos. A população inicia sua caminhada também nesta área com o auxílio de Organizações Não Governamentais (ONGs) e as instituições de ensino começam a dar a sua parcela de colaboração. Por tanto, o presente trabalho se propôs a produzir moldes confeccionados com Manufatura Aditiva para injeção de termoplásticos reciclados, mais precisamente PEAD reciclado. A pesquisa desenvolvida no projeto é de cunho qualitativo exploratória, apoiada nos Métodos Dedutivo e Prisma, o qual é uma Revisão Bibliográfica Sistemática que consiste em fornecer um referencial, no caminho a ser percorrido, com base na análise de dados. Assim, o projeto de pesquisa desenvolveu dois experimentos paralelos, com duas máquinas de injeção distintas e com a finalidade de obter dados que pudessem ser comparados. Um dos testes foi realizado com alunos do curso de expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco onde puderam experimentar pessoalmente a ferramenta proposta, como método diferenciado, para produzir material didático, instrumentalizando-a e ampliando seu leque de possibilidades para criar material didático. Na verdade, utilizar moldes impressos não é algo novo, assim como a ideia por trás disso também não, incluindo o foco que está na redução dos custos de produção de pequenas tiragens de produtos. Por outro lado, acrescentar um sistema de arrefecimento que melhore o funcionamento destes moldes, construa-os de maneira paramétrica e consiga ser utilizado como ferramentas que ajudem os professores, no seu dia a dia, a produzir materiais didáticos reciclados, sem dúvidas é algo que agregará valor ao sistema de educação. Para tanto o presente projeto se propõe a encontrar o material ou materiais que melhor se adaptem à construção de moldes impressos com tecnologia 3D, para injetar PEAD reciclado e produzir a quantidade suficiente de modelos didáticos para que o professor faça uso destes em suas disciplinas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2155041 - LETICIA TEIXEIRA MENDES
Presidente - 2155038 - PEDRO MARTINS ALESSIO
Externa ao Programa - 1536182 - THYANA FARIAS GALVAO - nullInterno - 2647023 - WALTER FRANKLIN MARQUES CORREIA
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 10:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03