Banca de DEFESA: VICENT BERNARDO ALVES SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICENT BERNARDO ALVES SANTOS
DATA : 24/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/mqx-ukgr-idg
TÍTULO:

VISUALIDADES RIZOMATICAS: Proposicao de um Modelo de Analise Rizomatica das Visualidades do Movimento Literario Sertaopunk.


PALAVRAS-CHAVES:

Modelo de Análise; Rizoma; Literatura; Identidade e Diferença; Nordeste.


PÁGINAS: 229
RESUMO:

Esta pesquisa propõe a definição de um modelo de análise fundamentado na filosofia Rizomática de Gilles Deleuze e Félix Guattari, conforme apresentada em “Mil Platôs 1: Capitalismo e Esquizofrenia” (1985), com aplicação direta no mapeamento das conexões e multiplicidades semânticas e simbólicas das visualidades do movimento literário Sertãopunk. No Capítulo 1, delimita-se o problema de pesquisa, a justificativa e os objetivos da investigação. No Capítulo 2, são explorados os conceitos de Identidade, Diferença, Generalidade, Estereótipo e Rizoma, com foco na aplicação do Pensamento Rizomático ao campo do Design, investigando sua epistemologia, possibilidades discursivas e contribuições para um Design decolonial. A partir disso, estrutura-se um Método Rizomático em Design. No Capítulo 3, delineiam-se os procedimentos metodológicos adotados, desde a revisão bibliográfica até a seleção das amostras e a condução das etapas da pesquisa. O Capítulo 4 trata dos aspectos históricos, culturais e políticos da invenção imagética-discursiva do Nordeste e da heterogeneidade da Literatura Nordestina, discutindo como o Sertãopunk emerge em oposição à noção homogênea de identidade, em diálogo com movimentos como Solarpunk, Afrofuturismo e Realismo Mágico. Nesse contexto, desenvolve-se o mapeamento rizomático das referências do Sertãopunk, incluindo sua conexão com o Cyberagreste e outras rupturas a-significantes. O Capítulo 5 apresenta a análise das visualidades do Sertãopunk, por meio de projetos como a Coleção Carcarás, e obras visuais de autores como Alan de Sá, G.G. Diniz, Ian Fraser e iniciativas independentes. Por fim, o Capítulo 6 sintetiza os resultados da análise rizomática, identificando nas visualidades do movimento as noções de oposição à Identidade e os traços de multiplicidade que caracterizam sua proposta estética e política.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - GERMANA GONÇALVES DE ARAÚJO - UFS
Presidente - 1134080 - HANS DA NOBREGA WAECHTER
Interna - 1134116 - ORIANA MARIA DUARTE DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 30/06/2025 06:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03