Computadores Fazem Arte: Didatica para Web3.
Web 3, NFTs, Blockchain, Educação.
Esta dissertação investiga o potencial educativo e social da Web3 por meio da arte e da criação de NFTs (tokens não fungíveis), com o objetivo de ampliar o acesso e a compreensão de tecnologias emergentes no Brasil. A pesquisa propõe e desenvolve um material didático baseado em oficinas experimentais, abordando os fundamentos da blockchain e das NFTs sob uma perspectiva crítica, acessível e artística. O projeto foi aplicado com estudantes de iniciação científica e público externo em eventos presenciais e virtuais, resultando na produção de materiais gráficos e obras digitais que valorizam a arte como mediadora na apropriação das tecnologias. A análise dos encontros demonstrou que o engajamento artístico favorece a compreensão técnica e estimula reflexões sobre autoria, propriedade digital e infraestrutura tecnológica. Além disso, a pesquisa traça um parâmetro com as condições brasileiras de acesso à internet e às tecnologias digitais, evidenciando desigualdades que impactam diretamente a inserção na Web3. A dissertação também inclui entrevistas com artistas atuantes no cenário das NFTs, cujos relatos aprofundam a compreensão dos desafios e das potências do uso artístico dessas tecnologias. Conclui-se que a inserção crítica na Web3 depende não apenas do domínio técnico, mas também do impacto das barreiras socioculturais e da construção de comunidades virtuais que favoreçam a permanência e o engajamento contínuo nesse ciberespaço.