Memórias de Professores: Tecendo histórias do curso de design do campus Recife da UFPE.
História do curso de design; Micro-história; Memória individual e coletiva; Entrevista narrativa.
A pesquisa propõe tecer a trama histórica do curso bacharelado em design da UFPE do campus Recife, através das memórias de um grupo de professores que estudaram no curso e depois passaram a lecionar entre o período da década de 70 a 90. Intenciona revelar como os docentes ordenam e articulam os acontecimentos/fatos em uma temporalidade significativa para eles, de modo a imprimir seus sentidos e significados e as marcas de sua biografia às experiências vividas no curso. Assim, busca compreender as transposições e transformações, mudanças ou continuidades constituídas na trajetória do curso a partir das experiências individuais, formadas como substrato da marca de um tempo afirmado pelas memórias. Partimos do pressuposto de que as memórias individuais dos professores tomadas como pontos de interseção entre vários pensamentos e ações constituídas socialmente, composta de fragmentos de múltiplas experiências e vivências podem apontar processos históricos no curso de design da UFPE e assim, possibilita construir uma tessitura de múltiplas histórias do curso de Design em Recife. A hipótese é que as histórias do curso de design da UFPE podem ser constituídas a partir do entrelaçamento de memórias individuais de professores(as) que foram estudantes egressos do próprio curso. O corpus da pesquisa são as entrevistas narrativas de treze professores, além de um ex-professor do curso e um profissional que não se enquadram no perfil da amostragem, mas que são considerados referências no curso de design, seja pela colaboração no processo formativo, bem como, no processo de debate em fóruns locais e nacionais de consolidação do curso. Também, fazem parte do corpus os documentos apresentados pelos entrevistados, além de demais documentos primários coletados na hemeroteca da Biblioteca Nacional, no Memorial Denis Bernardes, entre outros ambientes de acervos. Configura-se uma pesquisa de natureza qualitativa no campo da antropologia da memória, que tem como principais referências teóricas Candau (2005, 2023) e Halbwachs (1990). Considera a micro história como método de abordagem, tendo a história oral temática como método para coleta de dados, com uso de entrevistas narrativas e documentos primários. Para análise dos materiais coletados faz-se uso do processo analítico de narrativas de Fritz Schütze (2014) e da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2014).