ENSINO DE CORTE E COSTURA ATRAVÉS DO TEMPO: gênero, métodos de ensino e modalidades do ofício de costureira.
ensino de corte e costura; costureira; trabalho feminino; métodos de ensino profissional; alfaiataria.
A pesquisa investiga as fragilidades na formação profissional de costureiras, observadas por mim enquanto atuava como professora de corte e costura em escolas técnicas do Recife. O objetivo é descrever e explorar quais mudanças ocorreram ao longo do tempo nos métodos de ensino utilizados e seu impacto nos domínios do ofício dessas profissionais nos dias atuais, principalmente na interpretação e modelagem de roupas. Para compreender a correlação das temáticas do ofício, ensino e relações de gênero pertinentes ao tema e para as definições necessárias à análise dos dados, nosso referencial teórico se baseia baseia nas obras de Sennett (2018), Cunha (2005a; 2005b; 2005c), Saffioti (1981; 2013), Pena (1981) e Maleronka (2007). Como estratégia metodológica, utilizo uma abordagem qualitativa, através de uma pesquisa documental sobre instrumentos utilizados no processo de ensinar e sobre registros que narram esse processo em épocas anteriores, além de uma pesquisa etnográfica no contexto atual que combina registros de observação de sala de aula em uma das escolas técnicas da Região Metropolitana do Recife e entrevistas com profissionais, estudantes e ex-estudantes. Os dados serão analisados a partir da estratégia de categorização definida por Bardin (2018). A partir dos resultados obtidos, busco verificar a existência de problemas relativos às metodologias atuais do ensino de corte e costura das escolas profissionalizantes atuais do contexto pesquisado e listá-los com vistas ao subsídio de pesquisas futuras que busquem resolver esses problemas.