Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYCON GUSTAVO COSTA DOS ANJOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYCON GUSTAVO COSTA DOS ANJOS
DATA : 28/05/2025
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

ErgoIA - Desenvolvendo uma Metodologia de Ergonomia e Inteligência  Artificial aplicada a Atividades de Riscos Ergonômicos.


PALAVRAS-CHAVES:

Design; Ergonomia; Métodos, Inteligência Artificial. 


PÁGINAS: 123
RESUMO:

A combinação de métodos Ergonômicos com a Inteligência Artificial (IA) pode representar um avanço significativo no design e na otimização da prática ergonômica através da otimização do seu “modo operandis”. O objetivo deste estudo é desenvolver um modelo metodológico adaptado que correlacione os métodos tradicionais da Ergonomia com a integração da Inteligência Artificial. Esta prática contribuirá para melhorar a eficácia dos ambientes de trabalho a partir da redução dos riscos ergonômicos, simplificação de procedimentos através do uso de modelos digitais de avaliação, melhoria do pensamento sistêmico através da aplicação efetiva da análise da tarefa e promoção da saúde, segurança e produtividade. Esta fusão de abordagens busca aprimorar a criação de atividades ergonomicamente eficazes, explorando a Inteligência Artificial como recurso importante para o progresso das novas metodologias de pesquisa. Do ponto de vista prático, este estudo adotará uma abordagem experimental e participativa, visando desenvolver um modelo que possa ser aplicado em uma variedade de cenários distintos. Para assegurar uma análise abrangente, os dados serão coletados por meio da combinação de técnicas de pesquisa como entrevistas, formulários, questionários e ferramentas ergonômicas, envolvendo especialistas em ergonomia, engenharia, design e arquitetura. A seleção dos métodos de avaliação será fundamentada na experiência prévia do participante, bem como na consideração dos princípios de Ergonomia e Inteligência Artificial (IA). Este trabalho irá discutir não apenas uma série de questões a serem consideradas durante a seleção de métodos, mas também poderá oferecer uma base sólida para apoiar o processo de seleção, integrando conceitos de Ergonomia e IA. Os diferentes enfoques investigados, que incluem tanto a análise ergonômica quanto a aplicação de técnicas de inteligência artificial (IA), podem ampliar o espectro analítico entre essas duas fontes de dados. Esta pesquisa busca estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento de atividades de riscos ergonômico, enfatizando como a IA pode ser integrada aos processos ergonômicos para melhorar a adaptabilidade e a eficácia dos serviços. Por meio de estudos de caso serão apresentadas possíveis vantagens, desafios e oportunidades resultantes da fusão dessas metodologias, contribuindo assim para o avanço do campo da Ergonomia aplicada à Inteligência Artificial (IA).


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SUZI MARIA MARIÑO - UFBA
Interno - 1203420 - ANDRE MENEZES MARQUES DAS NEVES
Externo à Instituição - LUIS CARLOS PASCHOARELLI - UNESP
Presidente - 1133538 - MARCELO MARCIO SOARES
Notícia cadastrada em: 21/05/2025 20:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01