Banca de DEFESA: PEDRO ENRRIQUE SILVA PEIXOTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO ENRRIQUE SILVA PEIXOTO
DATA : 15/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/yoo-ucbi-agd
TÍTULO:

A inclusão do ensino de renderização nos currículos acadêmicos de Design de Interiores no Brasil: desafios, percepções e demandas do mercado.


PALAVRAS-CHAVES:

Renderização; Design de Interiores; Projetos Pedagógicos; Preparação Profissional; Demanda de Mercado.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A renderização é uma técnica frequentemente utilizada no Design de Interiores para criar representações visuais realistas e detalhadas de projetos, facilitando a comunicação de ideias e a visualização final dos espaços. Sua relevância cresce à medida que o mercado exige profissionais com domínio em ferramentas digitais para aprimorar a apresentação de projetos. Diante disso, este estudo investigou a existência de conteúdos sobre renderização nos currículos acadêmicos de Bacharelado Design de Interiores no Brasil e analisou os impactos dessa abordagem na formação dos alunos. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa em três etapas: (I) análise documental de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de bacharelados em Design de Interiores; (II) questionário com coordenadores de curso para compreender a inserção do tema na matriz curricular; e (III) questionário com egressos e profissionais do setor para mapear sua percepção sobre o ensino da renderização na graduação. Os resultados indicam que, embora a renderização seja abordada nos cursos, ela geralmente está diluída em disciplinas mais amplas de modelagem digital, o que pode resultar em uma aprendizagem superficial. Além disso, os coordenadores apresentaram diferentes percepções sobre sua importância, destacando desafios institucionais como a falta de professores capacitados e infraestrutura tecnológica limitada. Os egressos relataram que a carência de formação específica os levou a buscar capacitação externa para atender às exigências do mercado. Assim, este estudo reforça a necessidade de um debate sobre a estrutura curricular, ponderando entre a flexibilidade pedagógica e a demanda por uma formação mais aprofundada em renderização no ensino de Design de Interiores. Como conclusão, propomos dois ementários para integração de disciplinas de renderização aos cursos de Bacharelado em Design de Interiores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1203420 - ANDRE MENEZES MARQUES DAS NEVES
Externa à Instituição - LARISSA SIQUEIRA CAMARGO
Presidente - 1351969 - NEY DE BRITO DANTAS
Notícia cadastrada em: 07/04/2025 14:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05