Compass-MM: Proposição de um Modelo de Maturidade Organizacional em Agilidade e Design Estratégicos para Negócios Digitais.
Modelo de Maturidade Organizacional. Design Estratégico. Gestão do Design. Agilidade Organizacional. Negócios Digitais.
Introdução – Diante de um mundo globalizado e complexo afetado por situações como a pandemia provocada pelo COVID-19, as organizações têm passado por profundas transformações para serem relevantes e inovadoras através da oferta de novos produtos, serviços e modelos de negócios. Forças como o Design Estratégico, a Gestão do Design (Design Management) e Inovação guiada por Design (Design-Driven Innovation); e a Agilidade Organizacional têm sido apontadas, isoladamente, como alternativas capazes de prover diferencial competitivo aos negócios. Entretanto, apesar de diversos trabalhos recentes para a integração de ambos no nível operacional, há pouca evidência empírica relacionada à promoção desta integração no nível estratégico. Objetivo – Formular e validar um modelo de maturidade organizacional (denominado COMPASS-MM) que integre Agilidade e Design Estratégicos para negócios digitais, guiando organizações e profissionais que desejam direcionar decisões de alto nível e, com isso, facilitar processos de transformação organizacional. Método – Pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizando o Design Science Research (DRS) como método de pesquisa combinando diferentes fases do design e técnicas tais como: compreensão do problema (revisão bibliográfica); geração de alternativas (entrevistas com praticantes); elaboração de proposição (triangulação de dados) e avaliação da proposição (grupo focal com especialistas). Resultados – Desenvolvimento e avaliação de um modelo de maturidade (COMPASS-MM) com cinco níveis evolutivos e múltiplas dimensões (Metodologias de Novos Produtos/Serviços, Modelos de Negócios, Estrutura Organizacional, Inovação e Planejamento Estratégico), incluindo um modelo de avaliação para apoiar o diagnóstico do nível de capacidade da organização em cada uma das dimensões. Conclusão - O estudo concluiu que a integração de Agilidade e Design em nível estratégico pode representar um diferencial competitivo para negócios digitais, pois aprimora processos de inovação e gera maior valor para o cliente. Nisto, o modelo COMPASS-MM se apresentou como uma contribuição prática e teórica ao prover um direcionamento para organizações diagnosticarem seu estágio de maturidade e a definirem ações de melhoria contínua. Em termos de trabalhos futuros, propõe-se expandir a aplicação do modelo em diferentes setores, bem como aprofundar estudos de caso longitudinais que validem seus impactos em termos de inovação, cultura organizacional e desempenho financeiro.