DESIGN DE MODA NO CIBERESPAÇO: Implicações da abordagem abdutiva-especulativa para o desenvolvimento de produtos de moda exclusivamente digitais em cursos de graduação em design de moda no Brasil.
design especulativo, moda digital, ciberespaço, educação de moda.
No ano de 2020, devido ao contexto pandêmico, as experiências educacionais tornaram-se exclusivamente virtuais. Nesse cenário, a preocupação com os modos de fazer, pensar e ensinar design no ambiente digital tornou-se frequente. Este memorial busca apresentar o atual estado da tese em desenvolvimento da autora, que tem por objetivo inicial investigar as possibilidades da abordagem especulativa do design para o ensino de design de moda na era digital do século XXI. Para isso, buscamos apresentar o atual panorama do ensino de design de moda no Brasil. Em um primeiro momento, buscamos contextualizar as relações entre moda, design e tecnologia ao longo dos séculos XX e XXI, com foco nas transformações socioculturais e tecnológicas que influenciaram o desenvolvimento do design de moda globalmente. Em seguida, exploramos as conexões entre design de moda e educação a partir do advento da cibercultura. Nesse contexto, apresentamos o design especulativo, as tecnologias digitais de comunicação e informação (TDCI), o ensino mediado pelo ciberespaço, a moda digital e o pós-humanismo como bases conceituais para o desenvolvimento da presente pesquisa. Fundamentada em perspectivas socioconstrutivistas e pós-modernas, a pesquisa buscará analisar as interações entre docentes e discentes, reconhecendo suas subjetividades e contextos culturais. O estudo utiliza a metodologia de estudo de caso para explorar o ensino de moda mediado por tecnologias digitais em instituições de ensino superior brasileiras, com foco em disciplinas que utilizam ferramentas digitais no desenvolvimento de produtos de moda. A investigação busca novas possibilidades criativas e profissionais para a formação de designers, considerando a influência das mídias digitais e do ciberespaço.