RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS PARA UM MOBILIÁRIO ESCOLAR ADAPTÁVEL A CRIANÇAS COM DISFUNÇÃO NEUROMOTORA.
mobiliário escolar; disfunção neuromotora; design, ergonomia.
As áreas da saúde, ergonomia e design podem formar uma equipe multidisciplinar necessária durante o processo de desenvolvimento de mobiliários escolares para crianças com disfunções neuromotoras. As disfunções neuromotoras são condições não-progressivas resultante de sequelas neurológicas nos períodos pré-natal (malformações), perinatal ou durante os primeiros 2 anos da infância. Muitas vezes, crianças com disfunções neuromotoras necessitam de adaptações no mobiliário escolar para que possam realizar suas atividades de mesa com maior independência e autonomia. O desenvolvimento de um projeto de mobiliário adaptável à criança com disfunção neuromotora conta com uma equipe multidisciplinar. O objetivo deste estudo é propor recomendações projetuais para um mobiliário adaptável para sala de aula durante atividades manuais de crianças com disfunção neuromotora. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, descritivo, transversal, de natureza qualitativa com 7 crianças de idades entre 7-10 anos de Escolas Municipais da Cidade do Recife em Pernambuco com disfunções neuromotoras. Durante a coleta de dados foi utilizado um instrumento qualitativo para avaliação física do usuário na postura sentada bem como coletada as medidas antropométricas e medição do mobiliário escolar. No que diz respeito à avaliação física da postura sentada, os resultados apontaram que algumas das posturas assumidas que dificultam a realização da postura sentada adequada são: quadril retrovertido, rotação interna do joelho, descarga de peso na porção lateral do tornozelo, entre outras. A partir da coleta de medidas antropométricas e medição do mobiliário, foi possível compreender as dificuldades posturais relacionadas com inadequação do tamanho do mobiliário ao tamanho do usuário. A partir dos dados coletados e analisados, recomendações projetuais para um mobiliário adaptável ao perfil de participantes incluídos no estudo foram feitas.