Mudanças tipográficas do Diário de Pernambuco: Uma análise das tipografias dos títulos dos anúncios durante a década de 1850
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O mapeamento e a catalogação de tipografias são essenciais para entender a identidade gráfica de um período. Cunha Lima (2015) e Gray (1976) estudaram as tipografias do século XIX, mas há uma lacuna no estudo dos jornais do nordeste brasileiro, especialmente do Recife. Essa pesquisa tem como foco estudar o Diário de Pernambuco que, fundado em 1825 por Miranda Falcão, iniciou-se como um jornal de anúncios. Em 1835, Manoel de Figueroa Faria assumiu a direção, modernizando o periódico. A pesquisa exploratória visual dos exemplares do jornal mostrou um aumento na variedade tipográfica, incluindo o uso de tipos grandes e de fácil leitura nos anúncios de compras, vendas e avisos diversos durante a década de 1850, o que conduziu a pesquisa à escolha por esse período. Assim, a presente pesquisa analisou o uso de tipos móveis nos títulos dos anúncios do Diário de Pernambuco na década de 1850, período marcado pelo início da segunda revolução industrial e modernização do jornal. A coleta dos exemplares foi realizada na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, salvando os exemplares em pastas através de capturas de tela. Em seguida foram analisadas as ocorrências tipográficas e a quantidade de vezes que cada tipo se mostrava presente por ano. A partir dessa análise, buscou-se traçar um panorama das tipografias utilizadas nos anúncios do jornal na década de 1850, podendo assim compreender o aumento da variedade de tipos utilizados, bem como suas causas, e mapear a identidade tipográfica do Diário de Pernambuco na época estudada. Com isso, buscou-se contribuir para o entendimento da atividade tipográfica em Recife e ampliar o conhecimento acerca dos jornais recifenses oitocentistas.