Neo-esteticismo nas redes sociais: da origem à viralização das estéticas.
moda; estética; neo-esteticismo; estetização; cibercultura.
A estética, como uma área interdisciplinar, é analisada nesta pesquisa seguindo um caminho em que a relaciona com a moda, como um meio de criar e expressar identidade através das experiências estéticas, assim, traçamos uma linha de desenvolvimento das discussões estéticas objetivando alcançar a conceituação e análise do recente fenômeno do neo-esteticismo, a partir da realização da revisão bibliográfica assistemática e atualização do estado da arte. Consideramos as influências das discussões e estudos anteriores para a concepção deste, analisados a partir de uma visão crítica que considera teorias como a estetização e a valorização das experiências estéticas no cotidiano, somadas à um estudo netnográfico que visa a aproximação com as estéticas nos meios digitais para compreender seu funcionamento dentro e fora do ciberespaço, seguido de analogias e estudo comparativo com fenômenos culturais como as subculturas e ciberculturas, auxiliando na localização do neo-esteticismo dentro do sistema da moda. As pontuações ao longo do trabalho contribuem para o aprofundamento na discussão, considerando a escassez de estudos que investigam a origem do fenômeno, limitando-o a investigações informais e pouco contextualizadas. Por meio das descobertas ao longo do trabalho é possível perceber a aproximação do neo-esteticismo com a moda e o seu impacto cultural, compreendendo-o como ferramenta teórica, de produção e de preservação de memória.