Computadores Fazem Arte: Um Estudo de Caso sobre o Potencial Social das NFTs através de Formações Didáticas.
NFTs, desenvolvimento social, educação, inclusão digital arte, blockchain.
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o potencial social das NFTs (tokens não fungíveis) por meio de formações didáticas no Brasil. A pesquisa investiga como as NFTs podem ser usadas como ferramentas de inclusão digital e conscientização socioambiental, especialmente em comunidades marginalizadas. O estudo analisa o cenário das NFTs no contexto artístico e cultural brasileiro, identifica as condições básicas necessárias para a criação de NFTs, e explora abordagens educacionais para promover a compreensão e uso dessas tecnologias. Utilizando uma combinação de estudo de caso e pesquisa exploratória, foram conduzidas entrevistas, oficinas e análises de iniciativas educacionais. O desenvolvimento de material didático e a implementação de aulas práticas foram elementos centrais da pesquisa, buscando capacitar os participantes no uso de NFTs e tecnologias Web 3.0. Os resultados indicam que as formações educativas sobre NFTs podem fomentar o interesse e a compreensão da prática da tecnologia, facilitando a inclusão digital e a participação ativa de grupos marginalizados. Este estudo contribui para o entendimento do papel das NFTs como ferramentas sociais e destaca a importância de continuar desenvolvendo e expandindo formações educativas para maximizar o impacto social e cultural das NFTs.