Heróis do Cotidiano: Explorando o RPG no Desenvolvimento de Habilidades Sociais de Adolescentes com TEA.
jogos; transtorno do espectro autista; ergonomia; treinamento de habilidades sociais; jogo de interpretação de papéis; narrativa.
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo verificar a eficácia do jogo de RPG de mesa do Grupo D20, São Paulo, como ferramenta para o treinamento de habilidades sociais de adolescentes com TEA vinculados ao Projeto IntegrAutismo, do Serviço Integrado de Saúde, Recife-PE, com a finalidade de compreender o impacto dessa abordagem na contribuição para a melhora da qualidade de vida desses indivíduos. A relevância do estudo reside na necessidade de desenvolvimento de ferramentas acessíveis e de baixo custo para a saúde mental no contexto da saúde pública e para a aplicação das leis de acessibilidade vigentes. A pesquisa envolve a identificação e compreensão dos desafios específicos enfrentados ao adaptar o design do RPG de mesa para atender às necessidades emocionais e sociais dos adolescentes com TEA e a investigação do impacto das narrativas e personagens criados no RPG de mesa na promoção do desenvolvimento de habilidades sociais e na qualidade de vida dos adolescentes com TEA. A metodologia adotada se caracteriza como qualitativa, descritiva e exploratória. O estudo envolve a aplicação do método de jogo RPG para Treinamento de Habilidades Sociais desenvolvido pelo Grupo D20, São Paulo. Serão utilizadas técnicas de coleta de dados para compreender as percepções dos adolescentes, dos pais e dos profissionais de possíveis melhorias na qualidade de vida e desenvolvimento de habilidades sociais dos sujeitos. A partir da análise serão identificados pontos relevantes e áreas de melhorias, visando contribuir para o desenvolvimento de jogos de RPG utilizados como ferramentas para treino de habilidades sociais de adolescentes autistas. Com isso, espera-se contribuir para o avanço das práticas do design de jogos no campo da inclusão social e da saúde mental.