A inclusão do ensino de renderização nos currículos acadêmicos de Design de Interiores no Brasil: desafios, percepções e demandas do mercado.
Renderização; Design de Interiores; Projetos Pedagógicos; Preparação
Profissional; Demanda de Mercado.
A renderização é uma técnica essencial em design de interiores que permite criar representações visuais realistas e detalhadas de projetos, facilitando a comunicação de ideias e a visualização final do espaço. Sua importância cresce à medida que a precisão na apresentação dos projetos se torna essencial para captar clientes e se destacar em um mercado competitivo. Pensando nisso, este estudo propôs investigar as razões para a limitada inclusão da renderização nos currículos acadêmicos de Design de Interiores no Brasil e analisar como essa lacuna afeta a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Para tanto, conduziu-se uma investigação em três etapas: (i) análise documental em projetos pedagógicos de bacharelados em Design de Interiores no Brasil; (ii) entrevista com coordenadores para entender o planejamento pedagógico e a inserção de conteúdos de renderização na matriz curricular; (iii) questionário com ex-alunos/profissionais de modo a mapear a relação com conteúdo de renderização durante a formação acadêmica. A pesquisa revelou que, embora a renderização seja abordada nos cursos de Design de Interiores, ela não é tratada como uma disciplina isolada, sendo integrada em conteúdos mais amplos de modelagem tridimensional, o que limita o aprofundamento necessário para atender às demandas do mercado. Há variações na importância dada ao tema, e as instituições enfrentam desafios como a falta de professores capacitados e recursos tecnológicos adequados. A desconexão entre a formação acadêmica e as exigências do mercado leva os profissionais a buscarem capacitações externas em renderização. Isso destaca a necessidade de uma revisão curricular, com a inclusão de disciplinas específicas e aprofundadas sobre o tema, para preparar adequadamente os alunos e aumentar sua competitividade no mercado de trabalho.