O CAMPO TEÓRICO-METODOLÓGICO E A PRÁTICA INTERVENCIONISTA NAS AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO NO BRASIL: o tratamento de ruínas em Laranjeiras/SE e em Cachoeira/BA para a implantação de campi universitários
Patrimônio Edificado Urbano, Ruínas, IPHAN, Programa Monumenta.
Após séculos de reflexões e experiências no campo da preservação do patrimônio cultural edificado, se fortalece, a nível internacional, a ideia da preservação como um ato histórico-crítico. Nesse contexto, desde o início da atuação do IPHAN até o período atual, a relação entre as reflexões teórico-metodológicas e a prática intervencionista institucional brasileira se apresenta ora de forma aproximada, ora distanciada, num movimento que combina ações de maior inclinação histórico-crítica e ações voltadas à busca por um “estado idealizado” do bem. Considerando tal cenário como ponto de partida, esta pesquisa tem como objetivo central investigar, a partir de uma análise do construído, a relação entre o campo teórico-metodológico da preservação patrimonial e a prática intervencionista nas ações realizadas no Quarteirão dos Trapiches (Laranjeiras/SE) e no Quarteirão Leite Alves (Cachoeira, BA) para a instalação de campi universitários (UFS e UFRB, respectivamente) no âmbito do Programa Monumenta - ativo entre meados da década de 1990 e o início da década de 2010. Ambas se realizaram sobre o patrimônio edificado urbano nacional e lidaram com edificações em identificado estado de ruína. Por meio da pesquisa realizada, verificou se aproximações e afastamentos entre os princípios teórico-metodológicos e a prática intervencionista no Brasil, abrangendo três importantes dimensões: a capacitação das empresas profissionais envolvidos; o processo de aprovação dos projetos por meio do órgão federal; e o aproveitamento de oportunidades políticas e econômicas. Assim, considerando a necessidade de discussão constante acerca dos meios operacionais a serem utilizados na preservação do patrimônio edificado, apreende-se que a relação teoria-prática não se dá de forma hermética, mas é permeada por diversas condições externas ao conhecimento teórico-metodológico no campo e influenciam decisivamente nas ações sobre o patrimônio nacional. Por outro lado, verificou-se, por meio da exposição de casos nacionais e internacionais, a aplicabilidade dos conceitos teórico-metodológicos a partir de um fazer arquitetônico capacitado, sensível e comprometido com a preservação do antigo e sua integração às necessidades modernas.