“MAIS UM GRANDE PROJETO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A PARTIR DA DIVULGAÇÃO DA PONTE ENGENHEIRO JAIME GUSMÃO
discurso; planejamento estratégico urbano; empresariamento urbano; projetos estratégicos; Ponte Engenheiro Jaime Gusmão.
Esta pesquisa propõe um debate sobre as estratégias mobilizadas pelo poder público na busca pela legitimação de projetos urbanos estratégicos. Para tanto, o trabalho se debruçará sobre o caso do projeto da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que conecta os bairros do Monteiro e da Iputinga, em Recife-PE. Para a viabilização da ponte e do anel viário de acesso, estimou-se a desapropriação de 308 casas, na ZEIS Vila Esperança. Apesar da insuficiência de dados oficiais sobre o quantitativo de desapropriações que foram realizadas e dos impactos da obra, notou-se uma forte divulgação, nas mídias sociais, da importância e necessidade do projeto para viabilizar a mobilidade nas Zonas Norte e Oeste da cidade. Portanto, objetiva-se analisar as estratégias discursivas mobilizadas para a implantação de projetos urbanos estratégicos, tendo como estudo de caso a divulgação da referida obra nos veículos oficiais de comunicação do líder executivo municipal. Para isso, buscaremos apoio na Análise Crítica do Discurso proposta por Chouliaraki e Fairclough como principal dispositivo teórico-metodológico para interpretação dos dados, e as noções e os conceitos de David Harvey e Milton Santos para discutir as políticas urbanas, na periferia do capitalismo, no contexto da economia globalizada.